Contacte-nos!

Drupal

O Drupal é uma framework de gestão de conteúdos (Content Management Framework) que está na base de milhões de websites em todo o mundo, mas também pode funcionar como intermediário entre diferentes peças de dados e serviços dentro das organizações.

A sua amplitude de funções e valências torna-o capaz de se adaptar às situações mais exigentes e complexas. Para além disso, reúne as vantagens de qualquer software livre: código aberto e a liberdade absoluta para modificá-lo. No Drupal não há custos fixos com licenciamento. Todos os custos têm a ver com o suporte operacional (custos de manter um site a funcionar - hospedagem, operações web, &c) ou o desenvolvimento do produto propriamente dito.

É uma solução sólida com provas dadas e em franco crescimento exponencial em termos de adopção. Mais de 5% dos sites de grande dimensão e de grandes empresas de todo o mundo, oriundos dos mais variados sectores: entretenimento, media, ONG, escolheram o Drupal (para mais casos, veja aqui).

Com o Drupal, é possível criar todo o tipo de produtos web, desde um simples blogue ou página pessoal, com um ou múltiplos autores, até sítios web de grandes empresas, passando por portais, intranets, comunidades, fóruns, etc, tudo com detalhe e escala arbitrárias. Tudo é possível, uma vez definidas claramente as necessidades e requisitos do produto a desenvolver com base no Drupal.

Exemplos disso é a existência de distribuições: aqui entendidas como um pacote constituído por um núcleo mais uma série de módulos com um conjunto de tipos de conteúdo pré-definidos que implementa um produto genérico. Esta opção é também conhecida como profiles.

Além disso, o Drupal tem mais de 1000 módulos activos e 600 temas. Esta profusão de funcionalidades parece evocar o paradoxo da escolha. Contudo na página referente a cada um destes projectos está explícito o seu grau de popularidade. Esta informação é calculada com base no sistema de actualização do Drupal em que cada site de forma automática regularmente verifica se há novas versões dos projectos, sejam elas evoluções ou actualizações de segurança, notificando o gestor do site da existência destas novas versões.